05/03/2009

Vergonha

Eu adoro essas pessoas que não tem vergonha, que não ligam para o que você está pensa delas. Eu queria ser um pouco mais assim.

Hoje eu vim de uma aula lá em Buraco-de-buraco-city(Itaipuaçú), e entrou uma quase senhora, uma não duas, de seus 50 anos, mais ou menos, que falavam muito alto.

Até aí nada com o assunto, mas elas além de falarem muito alto, falavam o que vinha à cabeça, e não estavam ligando se alguém ali não gostou. Falaram mal de Maricá (:D) mal de Itaipuaçú, mas não reclamando sendo velha/chata, mas sim zoando! E o melhor! Apesar de ser um saco a pessoa falar alto no celular, uma delas atendeu o celular e falava muito alto. Todos do ônibus podiam ouvir muito bem o que ela falava.
Em um certo momento da conversa, ela soltou um sonoro "QUE MERDA HEIM!?" e um monte de gente virou pra olhá-la, e ela nem aí! Muito bom!!

Mas por que será que temos tanta vergonha das pessoas nos olhando!?

Eu já pensei um pouco sobre o assunto. E além do óbvio (somos seres de sociedade, questão de aceitação e blábláblá) achei um fator que deve influenciar em muito nisso!

O que muitas mães (nunca vi um pai fazer isso!) fazem pra tentar acabar com a malcriação (interessante essa palavra!) de seu filho!?
"Olha o moço te olhando ali! Que coisa feia!" ou ainda: "Olha que feio! O moço vai brigar com você!"
Eu!? Por que eu!? Você é a mãe, educadora, provedora, limitadora e eu vou brigar com a criança!? Fala sério! Péssima idéia! Não transfira pra mim os seus deveres! Ou você vai deixar eu decidir a que horas a sua filha vai voltar da night!?
Que idéia!

E por quê? Por que a criança tem que sentir receio/medo de pessoas olhando pra elas? Porque os adultos tem! Porque nós, eu também sou um adulto, não gostamos de olhares estranhos a nos vigiarem ou a nos julgarem (falei uma vez de olhares aqui e como gosto de observá-los, aliás um belo post, se não leu, leia!).
Muitos dos olhares para aquela quase senhora do ônibus foram de "Meu Deus" e ela não ligou! Muito bom!!!!

Eu deveria ser um pouco mais assim, quem sabe um dia. Mas a idade tá ajudando.....

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu deveria ser um pouco mais assim, quem sabe um dia. [2]

Acho que TODOS deveriam ser um pouco mais assim, não é mesmo?

Quem concorda comigo levanta a mão!

O/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/

Anônimo disse...

É, eu tb queria ser mais assim, ainda mais eu q nem sou envergonhada p/ nada. Bom, assim tirando a parte de falar alto, isso incomoda demaaais!
Mas a minha vergonha não vem da minha mãe não, ela não falava essas coisas não, ela só me olhava com aquele olhar q cala boca de criança chata até hj. É um dos motivos de eu tb achar bem ruim essa história de "olha o moço", é até sem lógica, o moço é ninguém na vida da criança! Na verdade eu acho isso meio falta de moral, imagina "vai arrumar o quarto senão eu vou chamar o moço hein!".

Enfim, de volta a vergonha, acho q todo mundo tem e os poucos q eu já vi q não ligavam mto p/ reação dos outros já estavam com seus 50 anos.
Falta de vergonha deve vir com o passar dos anos...