30/01/2009

Luto- Morre Hélio Gracie




"Por que medo da morte?(...)Devia ter medo de nascer. Já disse aos meus filhos que quando eu morrer quero uma festa. Sem bebida, sem esculhambação [riso geral]. Mas quero uma festa com música, comida..."


Morreu ontem Hélio Gracie, o mestre.
Ele, para os poucos que não o conhecem, foi o percurssor do brazilian jiu-jitsu.
Aos 16 anos de idade Hélio Gracie era o único dos irmãos Gracie que não treinava o jiu-jitsu tradicional. Ele não treinava pois era franzino e sofria de vertigens.

Ainda assim, não desistiu e assistia às aulas e com isso adaptou a arte marcial para os fracos. Adaptando e abusando de estrangulamentos e torções, Hélio ganhou saúde e notoriedade.

"Primeira lição: não ser injusto, não brigar sem motivo."

Outro aspecto muito importante de sua saúde é a "Dieta Gracie". Ele foi o pioneiro nisso também. Conceitos que hoje são de conhecimento geral, até meu, ele foi um dos primeiros a implementar, em si e em seus filhos. Tais como: açaí, água de côco, sucos de fruta, vitaminas. Ele também não costumava comer carne e antes de competições pregava a abstinência sexual.

Com a dieta e o "novo jiu jitsu" ele e seus fihos, tão conhecidos quanto (Royce Gracie, Rickson Gracie, entre outros) fizeram a fama de sua família. Não a má fama que hoje os "jiu jiteiros" tem.

Mas sim a fama de que a arte marcial é para todos, inclusives os fracos e franzinos, que o esporte ajuda e muito as pessoas e que a dieta também é muito importante!!

" O brigador é um cara inseguro, que quer testar as habilidades dele. Se ele for seguro de si, não precisa testar nada...."


Só um exemplo da força de vontade, resistência, e técnica do Hélio:

Desafiando e sendo desfiado por todos, mas nunca perdendo ele despertou a atenção e o temos dos japoneses, detentores dos melhores lutadores e da arte jiu jitsu. Assim sendo o Japão enviou seus dois melhores lutadores, Kano e Kimura. Hélio lutou duas vezes contra Kano, uma sendo empate(não havia pontos ainda, só desistencia ou nocaute) e a outra ele ganhou com um estrangulamento!
Sim ele perdeu a luta pro judoca Masahiko Kimura. Porém o judoca, um dos maiores nomes do judô do Japão, tinha quase 40 kilos a mais que Hélio, e 10 anos a menos, com Hélio tendo quase 40 anos na luta. Isso foi em 1951, sendo a primeira derrota de Hélio!!!!

Ainda hoje, Hélio detém o recorde de luta mais duradoura do mundo, registrado no Guiness e em video. A luta durou 3h e 45m! Isso mesmo, 3 horas e 45 minutos! Se alguém aqui já lutou alguma coisa sabe o absurdo que é. Ele perdeu a luta para um de seus alunos. Hélio aos 40 anos, seu aluno 24, muito mais pesado e muito treinado, enquanto Hélio estava fora dos ringues há algum tempo. Ainda sim, 3 horas e 45 minutos, destreinado contra um cara quase 20 anos mais novo!!!

Ele também lutou contra outros grandes nomes. Ganhando ou perdendo, ele demonstrou a eficiência de sua arte marcial e iniciou uma dinastia no jiu jitsu e nas competições de MMA, UFC, Vale Tudo, etc! Seu filho Royce foi campeão 3 vezes do UFC, se não me engano.

"O bom mestre aprende com as lições que dá."


Como dá pra ver no texto, eu gosto e admiro o Hélio e a sua filosofia e sua arte marcial!
Pratico jiu-jitsu, quando posso, pratico judô e o Hélio com certeza era o cara!!!

Alguns links interessantes:
Hélio no Wiki.
Aniversário de Hélio no youtube.
História do Hélio, na graciemag.
Entrevista também à graciemag.

"Respondam apenas sim ou não. Vocês vão ver como é difícil."




Nenhum comentário: