06/12/2008

"Felicidade clandestina"

Isso sempre acontece comigo. Sabe quando se está lendo um bom livro!?
Ele te prende, você pensa sobre o mesmo durante um bom tempo e qualquer tempinho que você tem, vai lá e dá uma lida, nem que seja apenas uma página.
E NUNCA é só uma página. NUNCA!

Não dá. Que nem "Elma Chips-Impossível comer um só!". Não dá pra ler uma só. Por mais que você se diga isso, que você não vai se atrasar, ou que não vai ficar com dor de cabeça por ler no ônibus - eu sempre tenho - você começa a ler e quando vê, tá quase passando do ponto onde vai descer.

Mas o que eu acho interessante, é o que a "temida pelos concursantes" Clarice Lispector chamou de "Felicidade Clandestina". Descobri que esse é o título, não somente do conto que eu li e muito me idntifiquei, mas sim do livro de contos onde se encontrava o mesmo. Genial!

Mas o efeito "Felicidade Clandestina" é quando o livro se aproxima do fim. Você vê que derepente, do nada, o livro se encaminha pro fim. E o pior, a cada página o livro se torna melhor, mais interessante e você cada vez mais curioso/interessado pra saber o que vai acontecer. Mas o que me intriga é que quando chega essa hora, eu diminuo, e muito, o ritmo da leitura.

Se eu demorei dois dias pra chegar aí, demoro uma semana, ou mais, pra terminar o livro. E eu leio uma página e paro. Qualquer coisa me faz parar e ler só depois.

Sabe? Eu fico com pena, fico "sem vontade" de ler o fim, mas somente porque vai acabar. Os livros em sequência, tipo Harry Potter, ainda tem o consolo do próximo, mas os contos policiais que eu tanto gosto de ler não tem esse consolo.

E os em sequência, à lá Harry Potter, tem um agravante. O último livro. O grande problema! Você sabe que no fim desse, não terá próximo. Nenhum mais. Acaba ali! AH! Mas é tão bom passar seu tempo lendo, aquilo te ajuda, acalma e é irado!!!!

Mas uma hora acaba. E terá que acabar! Senão não pra que ler? Mas tente achar um outro. Tente ler mais. Quem sabe assim a gente pára de ler erros bizarros por ae, ou por aqui mesmo!

"Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade."

Pra quem quiser ler o texto clique aqui.

2 comentários:

Fernanda Turino disse...

CARACA!
Eu sou totalmente assim!
Embromo muito o fim de livro bom.
Com Harry Potter mesmo sempre fiz isso. Tinha vontade de ler tudo num dia só, mas me segurava! ahahah
post muito bom

Anônimo disse...

È... Clarice sempre foi um pouquinho de mim.
É por isso que quando um amigo me disse que meu estilo de escrever é tipo o dela eu fui uma pessoa mais feliz.

Já li Felicidade Clandestina a um tempão. Acho que por algum motivo desconhecido - talvez a proximidade de leituras - eu sempre confundo e acho q isso está dentro de "Perto do Coração Selvagem";

Eu sou exatamente assim de deixar o final do livro para mais tarde, não terminar por querer guardar ele sempre comigo.
Mas, sabe, tem q ser um livro especial...
Por exemplo, comigo Harry Potter não foi muito assim. Li o último em dois dias pq estava nessa obsessão de chegar ao fim.
Acho q o mesmo acontece com livros policiais que eu gosto bastante, mas tem disso de você ter que chegar ao fim para desvendar o mistério.
Agatha Christie, por exemplo, é mestra em deixar a resolução para as últimas páginas e eu já me ferrei muito por causa disso, já que esbarra na minha outra mania relacionada a livros que é ler a última página antes do final.
Entretanto, já Orlando da Virginia Woolf - último livro que eu lembro de ter lido que não é de teoria - eu embromei e embromei até não aguentar mais.
Acho q sou mais de deixar o verão para mais tarde com livros que não são atraentes (só) pela história e sim pela forma de ser escrito. Naqueles que o autor te traga, te estraga e te deixa sem chão ou sem eira e beira no final.
Mas faço coro: excelente post =)